segunda-feira, 9 de abril de 2012

1º Dia de Detox da Liquid


Como vos tinha referido no facebook, durante estes 3 dias irei aqui falar da minha experiência com o Detox da Liquid.
Achei que depois de todos os excessos da Páscoa, esta seria a altura certa para o fazer :)

O  Detox Liquid é um programa de desintoxicação e limpeza do organismo que liberta as toxinas e fornece os nutrientes necessários para reequilibrarmos o PH e recuperarmos a energia e a saúde.
A Liquid criou um plano de Detox de 3 dias à base de sumos verdes e baixo em açúcares naturais. Inclui sumos à base de espinafres, salsa, pepino, aipo, erva-doce e couve. Além de frutos e raízes como maçã, laranja, gengibre, cenoura, limão, entre outros. A ideia é, para além de libertar as toxinas acumuladas, darmos descanso ao sistema digestivo permitindo que a energia seja gasta noutras coisas, inclusive o fortalecimento do nosso sistema imunitário.

Existem 4 opções:
- O Programa Detox Liquid Original
- O Programa Detox SLIM : favorece também a perda de peso
- O Programa Beauty Detox: favorece também a beleza da pele, cabelo e unhas
- 1 day Detox: Plano de 1 dia para manutenção (pode ser feito 1 vez por semana)

Optei por fazer o Slim, é semelhante ao Detox normal, simplesmente alguns dos ingredientes escolhidos para os sumos são menos calóricos.
É também muito importante beber muita água (ou água com limão) – durante o Detox é aconselhável beber diariamente 1 litro de água por cada 14 quilos de peso – pode parecer muito mas é vital para o sucesso do detox porque a água ajuda a eliminar as toxinas que se vão libertando do nosso organismo.

Hoje pela manhã foi a fase mais complicada, porque levanto-me sempre muito cedo (pelas 07h30) e pelas 08h30 costumo estar sentadinha com o R. a comer os meus cereais com fruta e isso não aconteceu. Comecei por beber, como sugerido, um copo de água quente com umas gotas de limão.
A água com limão faz mais do que hidratar o organismo. Também dissolve o muco intestinal, enxagua o fígado, melhora a absorção de minerais, favorece a formação da bílis (que é crucial para a digestão) e destrói a gordura. E podemos ir bebendo ao longo do dia, devemos começar de manhã com água quente mas, no resto do dia, podemos beber como preferirmos, quente ou à temperatura ambiente.
Como pedi para os sumos serem entregues em casa (é pago um valor extra pela entrega), tive que aguardar que o fizessem. E como o coitado do estafeta andava meio perdido acabei por beber o 1º sumo pelas 10h30 da manhã.
De aspecto meio espesso e bem verde, fui bebendo aos poucos o 1º sumo… destacou-se o sabor a maçã, gostei muito!
Pelas 12h já me sentia um pouco zonza de fome e preparei uma salada leve (foi-me aconselhado por ter vontade de roer alguma coisa) com alface, cenoura ralada e tomate e fiquei saciada por mais algum tempo.

Pelas 15h já estava a sentir o ratinho no estômago e acabei por começar a beber o 2º sumo do dia.
Muito fresco mas com um sabor a alguma especiaria que não consegui identificar.
Pelas 16h30, não tenho fome, com os sumos, salada e água sinto-me saciada mas estou meio zonza.
Chego à conclusão que para o 1º dia é muito importante não termos um dia muito agitado, convém estarmos calmas e tranquilas, esforços físicos esqueçam, nada de ginásios ou grandes caminhadas neste dia. Ainda bem que planeei as coisas de forma a trabalhar por casa!

Pelas 18h comecei a beber o 3º sumo. 
Fresco, um pouco ácido, nítidamente com abacaxi ou ananás, talvez alguns citrinos mas bastante docinho!
Aguentei bem até à hora de jantar, sempre bebendo muita água (ou chá se preferirem).

São quase 21h e ainda não tenho fome mas, vou agora beber o 4º e último sumo do dia, até porque não devemos comer nada 2h antes de nos deitarmos (mas podemos beber chá e água se nos apetecer).
Este sumo tem um travozinho a hortelã mas, fora isso, não consigo decifrar grande coisa. De todos foi o que menos gostei mas, mesmo assim, bebe-se muito bem.
Reparei que todos os sumos de hoje são verdes!
Era suposto beber, agora à noite, um caldo com alguns ingredientes específicos mas, como passei bem o dia, acabei por optar não tomar. Informei-me e não há problema, o caldo acaba por ser mais para reconfortar o estômago, por ser quentinho.

Balanço do dia: como foi calmo acabei por não ter muitas dificuldades. Tentei manter-me sempre ocupada para não pensar em comer mas, o dia passou bem e os sumos eram todos muito saborosos… amanhã há mais ;)

2 comentários:

  1. Eu já tinha pensado começar esse programa, mas confesso que me sinto assustada. Os meus dias têm ritmos horríveis e para começar, talvez só mesmo nas férias.

    ResponderEliminar
  2. Não ia aguentar ter de beber tanta água... Não ia conseguir trabalhar... :D

    ResponderEliminar