sexta-feira, 7 de março de 2014

Olá Afonso!


Já passou mais de um mês desde o meu último post mas, esta ausência tem sido por uma boa causa… o nascimento do Afonso!
Foi no dia 31 de Janeiro que começaram as contrações, fui sentindo ao longo do dia e mais intensas do que o normal mas à noite tornaram-se regulares e com intervalos curtos entre elas, o que fez com que a minha médica sugerisse ir andando para o hospital.

Já passava da meia noite quando entrámos no Hospital da Luz e tive a confirmação que já estava em trabalho de parto. Fui encaminhada para a Sala de Dilatação, passei a noite sem dormir, sempre a sentir as contrações (perfeitamente suportáveis), até que pelas 7h da manhã já não me apeteceu mais sentir o desconforto das contrações e pedi a epidural (confesso que me custou um pouco), o efeito é de facto maravilhoso, não se sente contrações nem desconforto algum. A ideia seria sempre de um parto normal, por isso fomos deixando as horas passar e ainda levei uns 3 reforços de epidural… as águas lá rebentaram num dos “toques”, o Afonso foi descendo para nascer mas, cheguei apenas aos 3 dedos de dilatação, o que é muito pouco.

Já passava das 17h do dia 1 de Fevereiro quando foi tomada a decisão de avançar para cesariana. 
Fui levada para o Bloco Operatório e o Afonso nasceu finalmente pelas 18h02, com 3,720kg e 49cm, um rapagão lindo!
Os dias seguintes foram difíceis, apesar do hospital ter umas instalações excelentes e profissionais espetaculares que nos dão toda a atenção e cuidados necessários, a realidade é que recuperar de uma cesariana não é fácil, muito menos quando temos um bebé para cuidar. O apoio do meu marido foi fundamental.

Em casa o processo de adaptação também tem sido lento (daí as coisas estarem meio paradas pelo blog), não acredito que haja alguém que diga que é fácil, principalmente o 1º mês. Muita fralda para mudar, muito biberon para esterilizar, dar de comer de 2 em 2 ou de 3 em 3 horas (mesmo durante a noite) e muito sono e cansaço acumulado. Mesmo que digam para dormir durante o dia é difícil, há sempre coisas para fazer quando finalmente o consigo pôr a dormir (e isso pode demorar séééécuuuuloooos). A nossa vida muda radicalmente porque passamos a ter um Ser que depende de nós a 100% e ele é de facto a prioridade, não sobra tempo para muito mais!

Mas estou aos poucos a adaptar-me e a tentar voltar à normalidade, espero agora conseguir aproveitar uns bocadinhos para ir passando por aqui. Peço desculpa a todos os que participaram nos passatempos, prometo que muito em breve revelo os vencedores (até porque tenho outros passatempo para começar) e espero que não tenham desistido de dar um olhinho diário aqui pelo blog!

No geral posso dizer que esta experiência é mesmo a melhor da nossa vida. Compreendo perfeitamente as mulheres que não querem nem se sentem preparadas para ser mãe, é uma opção de cada uma e a sociedade não devia pressionar, como muitas vezes acontece. Eu própria senti o apelo da maternidade já bem tarde e tenho noção que se pudesse ainda teria adiado por mais tempo, de tanta coisa que ainda queria fazer antes de ser mãe mas, acabou por ser na altura certa e neste momento posso mesmo dizer que é a melhor coisa do mundo. Todo o cansaço e tudo o que abdicamos acaba por valer a pena quando olhamos para este Ser pequenino mas que já nos enche o coração de tanto amor!
Obrigada Afonso por me tornares uma mulher mais feliz :)

12 comentários:

  1. E é o melhor dos motivos para a ausência)))

    ResponderEliminar
  2. É muitíssimo duro mesmo, principalmente o começo e com o primeiro filho porque é tudo novidade. Mas olhar para eles recompensa :)

    ResponderEliminar
  3. Bem vindo ao mundo Afonso, eu também cheguei cá num dia 1 de Fevereiro de há 40 anos atrás...Somos cada vez mais (muitos e bons), os que fazem anos neste nosso dia especial...Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!! :)
    Tens um bebé lindo!

    Aproveita bem estes momentos agora com ele!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Magda! Obrigada pela tua partilha e sinceridade! Eu estou de 21 semanas neste momento e também me estou a preparar mentalmente porque sei que não vai ser fácil, mas a recompensa é enorme <3 um beijinho grande e mima muito esse príncipe que é um amor

    ResponderEliminar
  6. É mesmo assim. Com o nascimento da teresinha foi exatamente a mesma coisa, mas são a melhor coisa que esta vida nos dá
    ...pelo menos o amor mais eterno

    ResponderEliminar
  7. É mesmo assim. Com o nascimento da teresinha foi exatamente a mesma coisa, mas são a melhor coisa que esta vida nos dá
    ...pelo menos o amor mais eterno

    ResponderEliminar
  8. muitos parabéns e muitas felicidades nesta nova fase, que para ma mãe é sempre um momento tão mágico e especial! o Afonso é um bebé lindo :) parabéns aos papás!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns!!! o meu Afonso fez 5 meses este sábado :D Beijinhos

    ResponderEliminar